Sobre Mim

    Ana Elisabete Ferreira e Dias Pereira é Vereadora da Educação, da Saúde e da Ação Social da Câmara Municipal de Ferreira do Zêzere - sua terra natal -, em exercício do mandato 2021-2025.

    É doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa (2019), mestre em Direito (2011) e licenciada em Direito (2009) pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. 

    Concluiu, em 2021, o Pós-doutoramento internacional em New Technologies and Law pelo Mediterranea Internacional Centre for Human Rights Research, da Universidade de Reggio Calabria (Itália). Neste âmbito, beneficiou de uma bolsa de mérito (full scholarship) atribuída pela instituição de acolhimento.

    Foi Professora Adjunta Convidada, em tempo integral, na Escola Superior de Tecnologia e Gestão - Instituto Politécnico de Leiria, entre 2019 e 2021, onde foi responsável pelas unidades curriculares de Direito Constitucional, Direito do Consumo e Direito das Obrigações II.

    Foi Advogada e Consultora Jurídica, entre 2012 e 2021.


    Concluiu o curso de doutoramento em Direito (componente letiva), na área de Ciências Jurídico-Filosóficas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2012), com a classificação final de Excelente - 18 valores. Hodiernamente, prossegue a sua investigação na Linha Vulnerabilidade e Direito, enquanto investigadora colaboradora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra. Promove o seu trabalho de investigação académica maioritariamente na área dos direitos fundamentais, com especial destaque para os temas da Saúde, do Ambiente e da Justiça. Neste contexto, colabora muito frequentemente em atividades de docência e de investigação junto do Ius Gentium Conimbrigae - Centro de Direitos Humanos, e junto do Centro de Direito Biomédico, da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra.
    Colaborou como docente em diversas instituições do Ensino Superior público, designadamente, na Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra, na Faculdade de Farmácia da Universidade de Coimbra e na Escola Superior de Saúde de Viseu, onde participa em cursos de pós-graduação, mestrado e doutoramento. Colaborou também com a Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, onde é membro do ORBEA - órgão responsável pelo bem-estar animal na investigação - bem como no respetivo biotério. Participou em vários projetos internacionais financiados. Em 2021, integra a equipa de investigação do projeto da Organização Mundial de Saúde (WHO), "Responsibility for Public Health in The Lusophone World: Doing Justice in and beyond the Covid Emergency". 

    Integra também a equipa do projeto "Justice, fundamentaL rIghts and Artificial Intelligence", financiado pela União Europeia.
    É membro da Direção da ALDIS - Associação Lusófona de Direito da Saúde, e membro efetivo da Associação Portuguesa de Teoria do Direito, Filosofia do Direito e Filosofia Social.
    Publicou 25 artigos em revistas especializadas com «peer review»; publicou 4 livros jurídicos; detém 14 capítulos de livros; organizou 18 eventos científicos; e participou em 56 eventos como «keynote speaker» (oradora principal), em Azerbaijão, Brasil, Costa Rica, Espanha, França, Itália, Polónia e Portugal.

    Colabora como revisora em revistas científicas nacionais e internacionais indexadas; orientou diversos trabalhos de pós-graduação, de mestrado e de pós-doutoramento; e recebeu 3 prémios/homenagens, designadamente, o Early Career Award da World Association for Medical Law (2015).

      Nomes de citação: Ferreira, Ana Elisabete.
      Identificadores de autor:
      Ciência ID 0313-929C-C9AC
      ORCID ID 0000-0002-3845-3166