André Dias Pereira eleito para o CNECV (Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida)

12-07-2021


O Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida foi criado em 1990 e funciona junto da Assembleia da República desde 2009. É um órgão consultivo independente, que tem por missão analisar os problemas éticos suscitados pelos progressos científicos nos domínios da biologia, da medicina e das ciências da vida.

André Dias Pereira foi eleito pela Assembleia da República para um novo mandato neste órgão, por Declaração n.º 13/2021, publicada em Diário da República de 08-07-2021.

A Assembleia da República elegeu ainda Carlos Maurício Barbosa, Luís Duarte Madeira, Margarida Silvestre, Maria do Céu Patrão Neves e Miguel Oliveira da Silva.

O Governo, por sua vez, designou Boaventura de Sousa Santos, Inês Fernandes Godinho, Inês Santos Fronteira,  Paula Pinto de Freitas e Rosalvo Almeida.

André Dias Pereira é Mestre e Doutor em Direito Civil pela Universidade de Coimbra. Professor da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra e Diretor do Centro de Direito Biomédico da mesma universidade. Presidente da Comissão de Ética da AIBILI. Membro da Comissão de Bioética da Sociedade Portuguesa de Genética Humana. Fellow do European Centre of Tort and Insurance Law (Viena). Foi (2012-2016) membro da Direção da Associação Mundial de Direito Médico e é, desde 2015, Membro do Conselho Nacional de Ética para as Ciências da Vida, eleito pela Assembleia da República.


anaelisabeteferreira.pt