Currículo de Ana Elisabete Ferreira

Ana Elisabete Ferreira é Doutorada em Bioética pela Universidade Católica Portuguesa (2019), Licenciada (2009) e Mestre (2011) em Direito pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra

Obteve o título de Especialista Avançada em Direito, após a conclusão do Curso de Doutoramento em Direito (componente letiva do doutoramento), na área de Ciências Jurídico-Filosóficas, pela Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra (2012), com a classificação final de Excelente - 18 valores. Neste âmbito, encontra-se atualmente em investigação no tema da «Teoria Crítica da Tecnologia»,.

Presentemente, frequenta também o Pós-doutoramento internacional em New Technologies and Law pelo Mediterranea Internacional Centre for Human Rights Research, da Universidade de Reggio Calabria (Itália).

Concluiu ainda o Curso de Especialização em Direito da Medicina (2018) e a Pós-graduação em Direito da Farmácia e do Medicamento (2019), pelo Centro de Direito Biomédico (Universidade de Coimbra).

Exerce a prática forense como Advogada, desde 2012, e, atualmente, dirige um escritório de Advocacia, com cinco colaboradores, dedicado ao Direito da Saúde.

É Professora Adjunta convidada (em tempo integral) na Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Leiria, onde é regente das unidades curriculares de Direito Constitucional, Direito do Consumo e Direito das Obrigações II.

É ainda Professora Adjunta convidada (em tempo parcial) na Escola Superior de Saúde de Viseu, onde é regente das unidades curriculares de Direito em Saúde I e Direito em Saúde II, do Curso de Mestrado em Gestão e Administração de Serviços de Saúde.

Dado conjugar as especializações em Direito da Medicina e em Direito da Farmácia com a docência em Direito do Consumo, uma parte muito relevante da atividade extrajudicial que lhe é solicitada é exercida no âmbito da atividade sanitária, representando pessoas singulares e coletivas junto da Entidade Reguladora da Saúde (ERS), da Direção Geral de Alimentação e Veterinária (DGAV), e da Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE).

Também exerce funções de consultora jurídica junto de associações de doentes portuguesas, em patient advocacy. Colabora, em permanência, com a Liga Portuguesa Contra o Cancro. Desde 2016, intervém, em média, em 600 processos extrajudiciais por ano, em defesa dos doentes oncológicos.

É docente convidada das Faculdades de Medicina e de Farmácia da Universidade de Coimbra, colaborando na lecionação de diversas unidades curriculares do Mestrado integrado em Medicina e do Curso de Licenciatura em Farmácia Biomédica.

É Membro do Órgão Responsável pelo Bem-estar Animal (ORBEA) da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, e do Biotério da mesma Faculdade.

É Docente e Investigadora do Centro de Direito Biomédico e Investigadora colaboradora do Instituto Jurídico da Faculdade de Direito da Universidade de Coimbra, no âmbito do qual integra agora a equipa de investigação do projeto da Organização Mundial de Saúde (WHO), "Responsibility for Public Health in The Lusophone World: Doing Justice in and beyond the Covid Emergency".

Todo o seu currículo é consistente e coerentemente orientado para o ensino e a prática do Direito da Saúde. No que concerne à liderança científica, nos últimos 10 anos, destacam-se mais de 70 itens de produção técnica em Direito da Saúde: publicou 24 artigos em revistas especializadas com «peer review»; publicou 4 livros jurídicos; possui 12 capítulos de livros; organizou 17 eventos científicos; participou em 51 eventos como «keynote speaker»; colabora como revisora em revistas científicas nacionais e internacionais indexadas em Direito da Saúde; orientou diversos trabalhos de pós-graduação e de mestrado; e recebeu 3 prémios/homenagens, designadamente, o Prémio Doutor Luiz Cabral de Moncada, para o melhor trabalho em Ciências Jurídico-Filosóficas (FDUC, 2010/2011), e o Early Career Award da World Association for Medical Law (2015).